Brasília de cartão-postal

Aqui em BSB lança nova coleção Aqui Tem Tesouros

Aqui Tem Tesouros, coleção lançada em parceira com o Estúdio Marujo, convida os missivistas e marcarem um X em algum ponto especial de Brasília. Em seguida, o desafio é orientar o destinatário a encontrar a preciosidade em questão

Se o avião de Lucio Costa fosse o mapa de uma caça ao tesouro, que pontos preciosos você iria assinalar? Essa pergunta intrigante é um convite para os missivistas interagirem com a nova coleção de postais da Aqui em BSB, criada em colaboração com o Estúdio Marujo.

Quatro partes – que quando unidas completam o desenho do Plano Piloto – compõem a Aqui Tem Tesouros. Cabe a quem vai enviar o cartão-postal escolher, sinalizar a surpresa e instruir o destinatário sobre o que ele irá encontrar no pontinho assinalado.

As designers Ana Cecília Schettino e Isabella Brandalise comandam o Aqui em BSB

O Aqui em BSB surgiu em 2013 como um projeto alternativo feito por três amigas formadas em Design na UNB. “O Aqui em BSB pode ser definido como um coletivo de postais que nasceu com a intenção de explorar a cidade e suas diferentes linguagens”, conta Isabella Brandalise, que segue no trabalho criativo ao lado de Ana Cecília Schettino. “Gostamos de pensar que o projeto também faz um convite para que outras pessoas tenham uma nova relação com Brasília”, completa.

Fotografias analógicas feitas com câmeras Lomography ganharam a interferência de ilustrações, transformando pontos turísticos da capital em lugares pitorescos

LEIA TAMBÉM: Entre paletas e pincéis

Quebrar o estereótipo de que a capital do Brasil é uma cidade fria e pouco afetuosa também está incluído no pacote de desejos das prolíficas amigas – essa é a 13ª coleção lançada em seis anos. As ideias chegam pelos mais variados caminhos. O primeiro deles vem de um banco de temas que as autoras colecionam. O segundo se guia pelas diferentes técnicas de criação – da fotografia analógica à serigrafia, passando por cortes e formatos inovadores. Por fim, o processo também é método: a coleção que ilustrou a seca brasiliense em gráficos, por exemplo,  nasceu de um questionário online.

Aqui Não Tem Estações surgiu de um questionário online, fonte das informações transformadas em gráficos divertidos

Aqui em BSB ganhou o mundo. África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Itália, México, Namíbia e Noruega são alguns dos países que já receberam um dos divertidos e superbrasilienses postais. Quer enviar um também? Os exemplares podem ser encontrados na Banca da Conceição, na SQS 308, nas duas unidades do Ernesto Cafés Especiais (CLS 115 e CLN 108) e no site da editora Esterográfica. A Banca Tatuí, ponto cult no centro de São Paulo, também oferece a linha de produtos da Aqui em BSB.

O formato quadrado, pouco convencional, ganhou desenhos de frutas nativas. Estampadas inicialmente com a técnica de linóleo pela designer Sophie Dang Vu e posteriormente digitalizadas, as ilustrações deram origem à coleção Aqui no Cerrado
Você pode encontrar mais informações sobre o Aqui em BSB na fanpage do projeto

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *