Todos os sonhos do casal de moradores cabem nos 70 m² deste apê em Águas Claras
Fotos: Haruo Mikami

Cozinha integrada, sala com varanda, quarto com armários, lavabo bem planejado: é mais provável chover em Brasília no mês de julho do que encontrar alguém que não inclua esses itens na lista de requisitos de um (mesmo que fictício) apartamento ideal. Diante da demanda – real – de um casal que acabara de pegar as chaves do primeiro imóvel, as arquitetas Ana Luiza Veloso e Amanda Saback, do escritório brasiliense Traama Arquitetura, se dedicaram a atender todos os desejos do par.


A primeira mudança foi abrir a cozinha para o restante da área social. Com os principais itens reunidos num nicho, o espaço parece maior e acumula mais pontos em funcionalidade. “Ganhamos espaço para a mesa de cimento queimado que vira bancada e guarda o microondas na parte de baixo. Surgiu um ambiente agradável para receber amigos”, detalha Amanda. A peça, que tem desenho das arquitetas, criou uma espécie de sala de jantar sem paredes, mantendo a fluidez da área de refeições. Na sala, o painel de madeira cumpre diversas funções: emoldura a passagem para a área íntima, recebe a TV e apoia o rack que vira banco ao chegar à varanda. “Derrubamos paredes e refizemos o layout do lugar para aproveitar da melhor forma cada centímetro do apartamento”, contam.

LEIA TAMBÉM: Lazer à moda da casa


A paleta de materiais aponta para escolhas que combinam baixo custo com elegância. Há porcelanato no piso da sala integrada e dos banheiros. A área íntima ganhou vinílico no chão, material resistente e com ótima relação entre custo e benefício. “Controlamos bem o orçamento. Tivemos o prazer de trabalhar com clientes que toparam nossas sugestões menos ortodoxas, como o banheiro de vidro, por exemplo”, conta Ana Luiza. A suíte virou uma das principais atrações do endereço.



No décor, pequenos caprichos realizaram os desejos dos moradores. É o caso, por exemplo, da lousa logo na entrada, das pitadas de amarelo a azul vistas aqui e ali, do lustre de fios trançados sobre a mesa de refeições e da parede de tijolinhos brancos na sala. Para quem pensa que 70 m² é pouco espaço, a equipe do Traama prova: cabem ali todos os sonhos do casal

LEIA TAMBÉM: Menina e menino dividem quarto com clima de aventura

Quanta sensibilidade ao descrever esse projeto!
Amamos!