Azulejos antiguinhos, piso original e cheirinho de café povoam o espaço na Asa Norte
Fotos: Bruno Pinheiro

Neste endereço brasiliense, o perfume de café é uma constante. “O morador, que já foi além do título de barista e se tornou um especialista na bebida, divide o endereço com uma doceira de mão cheia”, conta a arquiteta Manuela Galvão, amiga dos moradores e sócia do escritório Tribeira Arquitetos ao lado dos também arquitetos André Oliveira e Rodrigo Gimenes. Não foi à toa que depois da reforma comandada pelo trio a cozinha se tornou o ambiente queridinho no novo endereço do casal, na Asa Norte.

Conquista recente, a compra do imóvel veio acompanhada de dúvidas sobre a melhor forma de modernizar o local sem descaracterizar o clima retrô e nem gastar fortunas. A ideia de manter os azulejos brancos de 15 x 15 cm nas paredes e a cerâmica original no piso foi bem recebida. “Mudamos a pia de lugar para tornar a circulação mais prática. Partindo daí, nos restou planejar as outras mudanças com o mínimo de interferência, para preservar as peças originais”, lembra Rodrigo.
LEIA TAMBÉM: Compacto, mas cheio de graça


Ao longo da aventura de criar novos pontos elétricos, multiplicar o espaço de armazenamento, incluir uma lava-louças sob a pia e ampliar a bancada de trabalho foi preciso esforço coletivo. “Garimpamos cerca de 20 unidades de azulejos brancos numa loja de peças antigas e ainda aproveitamos os retalhos dos que foram retirados para criar a soleira recuada junto ao piso”, conta André.

A bancada de teca foi um pedido do casal de moradores, que admira a aparência rústica do material. A combinação com a cerâmica branca na parede, com o tom de caramelo no piso e com os conduítes elétricos aparentes pode ser definida como um exemplo do retrô que foi lindamente atualizado em nome da funcionalidade. Belo cenário para o cheirinho de café com bolo, dupla sempre quente por ali.

Amei esse fogão modular! Sem-or Hoje mesmo falamos sobre como é bonito e difícil de achar
Que linda essa bancada de madeira!
A gente concorda com você, Beatriz!